Nesta quarta (30/4) o deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP) participou na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Plásticas e Similares de São Paulo do seminário que discutiu a conjuntura política e mapeou ações para o ano de 2022. Padilha é médico, foi Ministro da Coordenação Política de Lula e Ministro da Saúde no governo de Dilma Rousseff.

Em sua fala, o parlamentar fez o balanço dos programas na área da saúde e destacou a recuperação econômica também com foco na saúde.

“A pandemia da Covid-19 nos mostrou, ainda mais, que não podemos depender de outros países para produção de medicamentos, vacinas e equipamentos. O Brasil precisa de um Complexo Econômico Industrial da Saúde para que possamos sustentar o ciclo de desenvolvimento no país”.

O Complexo Econômico e Industrial da Saúde seria composto pela indústria farmacêutica, química, de cosméticos, embalagens e serviços de tecnologia da informação, por exemplo, e que, em parceria, desenvolvessem a manutenção das ações da área da saúde para superar uma pandemia, como a da Covid-19, e recuperar empregos no país.

Padilha foi o relator do grupo de trabalho criado na Câmara dos Deputados para debater o Complexo e também é relator do Projeto de Lei que institui a Estratégia Nacional de Saúde que tem como objetivo incentivar indústrias a produzirem insumos ao sistema de saúde.

Destacou ainda que a saúde é o terceiro segmento que mais demanda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, cerca de 9%. “A indústria gera emprego, faz investimento nas novas tecnologias e qualifica o trabalho, isso puxa a economia de um país. Para o próximo período temos dois desafios imediatos: implantação de políticas sociais que aliviem o sofrimento do povo e a recuperação do nosso setor industrial”.

Osasco

No giro pela região, Padilha se reuniu com lideranças de Osasco onde apresentou as ações de seu mandato em defesa da saúde e destacou o Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso salarial do profissional de enfermagem, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e parteira.

Padilha foi o relator do grupo de trabalho criado na Câmara para debater o PL, que foi aprovado com urgência para votação o quanto antes no plenário da Câmara.

 

Da Assessoria