Com o propósito de fortalecer a participação e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), a Gerência Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BSB) está oferecendo o curso de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo com objetivo de formar lideranças sociais na área de saúde.

O curso tem parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde – SP) e contou com recurso de emenda parlamentar de RS 300 mil do deputado Padilha.

O parlamentar enfatiza a necessidade da participação social e de lideranças locais na defesa do SUS para a  consolidação do vínculo com a comunidade. “O fortalecimento da participação popular nos estabelecimentos do SUS atuando a favor da integração, fiscalização e compromisso dos serviços de saúde com a comunidade, traz vínculo com os usuários, com as necessidades e demandas e consolida o SUS”.

Estratégia Fiocruz no enfrentamento da pandemia da Covid – 19

Este curso ocupa relevante destaque no contexto das estratégias desenvolvidas pela Fiocruz Brasília no enfrentamento da pandemia da COVID 19 e suas consequências em São Paulo e no Brasil. Desde o início da crise sócio sanitária em curso, esforços foram feitos no sentido de fortalecer o processo de diálogo e construção compartilhada junto às comunidades, o que já vinha sendo fomentado por meio da implementação dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS).

O curso irá ocorrer por meio da PICAPS (Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19), de forma semipresencial, com atividades pedagógicas à distância e ações nos respectivos territórios de inserção dos educadores selecionados. A construção metodológica e as intencionalidades apresentadas neste curso se colocam em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, buscando o fortalecimento da gestão, formação, cuidado e participação. Logo, apresenta uma metodologia alinhada com o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (PNEPCSS),  e da Política Nacional de   Educação Popular (PNEPS-SUS).

O curso tem como público prioritário: Conselheiros(as) de Saúde e dos demais setores de direitos, Secretários(as) Executivos(as), lideranças sociais populares sem critérios de escolaridade das cidades de: 

 

Clique aqui para se inscrever (de 31 de janeiro a 2 de março)

*Com informações do Portal da Fiocruz