Padilha entra com pedido de informação sobre sumiços de dados da Covid-19 no Ministério da Saúde



Foto: Agência Câmara

Com informações da Revista Fórum 

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) enviou um requerimento na terça-feira (21) ao Ministério da Saúde para questionar a exclusão de informações relacionadas ao coronavírus no banco de dados da pasta.

A denúncia partiu de pesquisadores do Observatório Covid-19 BR, que notaram a exclusão de parte dos registros de notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) da base de dados do ministério. A SRAG inclui casos da doença causada pelo coronavírus.

“Na última extração disponibilizada ontem houve sumiço de dados. Não sabemos quais foram os protocolos adotados para essa redução, se limpezas de duplicatas, ou definição mais rígida de critérios para a notificação de casos no sistema”, disse o observatório, em nota.

Com isso, através do documento, o parlamentar questiona a pasta sobre números do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep) que mostram uma diminuição no número de hospitalizações por SRAG no país.

De acordo com a plataforma, 255.343 pessoas foram hospitalizadas por conta da doença na semana passada, mas número caiu para 208.272 nesta semana. Padilha questiona o ministério se houve erro no lançamento de dados ou se mudou o protocolo sobre a doença.

Comentários