Nabil Bonduki, ex-secretário de cultura de Fernando Haddad e professor da USP, Paulo Teixeira, deputado federal, e Eduardo Suplicy, vereador de SP, pré-candidatos a Prefeito de SP pelo PT anunciaram oficialmente nesta quarta-feira (13) a retirada de suas candidaturas e apoio ao pré-candidato e deputado federal Alexandre Padilha à Prefeitura de SP. O anúncio foi feito em live transmitida nas redes sociais dos pré-candidatos.

Padilha agradeceu a confiança o significado do apoio dos militantes históricos e emblemáticos do PT para a cidade de São Paulo. ” Temos um projeto unitário para a cidade. As únicas vezes em que a distância dos muito ricos e dos que mais precisam foi reduzida em SP foram nos governos petistas. Por isso, precisamos estar juntos e unindo forças para a retomada dos projetos petistas que sempre deixaram essa cidade menos desigual e mais humana”, disse Padilha.

“Padilha tem experiência que vale a pena em estarmos confiantes em o apoiar. Foi Ministro da Saúde e Secretário da Saúde na cidade de São Paulo, está à frente no enfrentamento ao coronavírus na Câmara dos Deputados e sei que irá continuar trabalhando para ampliarmos a política da Renda básica de Cidadania”, afirmou o vereador Eduardo Suplicy.

O professor de Arquitetura e Urbanismo da USP Nabil Bonduki ressaltou que o apoio a pré-candidatura do Padilha à Prefeitura de SP pelo PT é uma demonstração da força de unificar o PT em torno de uma candidatura para ganhar.

“Defendo uma frente democrática progressista para as eleições municipais. Com a indisponibilidade de Haddad, quem reúne as melhores condições para representar esse campo e as várias correntes internas do PT, é o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com a pandemia, a saúde tornou-se prioritária”.

O deputado federal Paulo Teixeira reiterou a necessidade de garantir uma cidade mais democrática, sustentável, tolerante e para isso é imprescindível a construção de uma chapa de esquerda na disputa da capital para enfrentar o projeto Bruno/Doria e Bolsonaro.

“Precisamos ter essa identidade de mobilização de projeto de cidade em SP, em especial neste momento de pandemia de coronavírus. Tenho certeza de que se o Padilha já fosse o prefeito teria evitado que a pandemia chegasse as periferias . Precisamos nos unir para esse enfrentamento e tenho certeza que Padilha é o mais preparado neste momento para SP se transformar em uma cidadela anti-Bolsonaro.”

Escolha do candidato

O PT realiza nos dias 15 e 16 de maio encontro virtual para escolha do candidato do partido. Permanecem na disputa os pré-candidatos Carlos Zarattini, deputado federal, Jilmar Tatto, ex-deputado federal, e Kika da Silva, liderança do movimento negro.

Veja como foi a transmissão: