Sem representantes do governo brasileiro em reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS), o deputado Alexandre Padilha encaminhou ofício a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, braço da OMS na América Latina, onde se colocou à disposição para colaborar com representantes do mundo na busca por medicamentos, vacinas e tratamentos contra o Covid-19.

O ofício reforça o papel do Brasil na pandemia e o descompromisso do governo com os órgãos multilaterais “No momento grave de pandemia enfrentada pelo país, é fundamental que o Brasil seja protagonista de medidas que visem a cooperação multilateral de modo a reforçar a atuação integrada no enfrentamento da pandemia do SARS-COVID-19 à nível regional e internacional. Desta forma, na qualidade de membro da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que discute ações contra o avanço do coronavírus no Brasil, saliento que a ausência de representante do poder executivo em tais articulações não representa o interesse do Estado brasileiro, de modo em que coloco-me à disposição para contribuir com a estratégia internacional da OMS/OPAS no enfrentamento a pandemia, contribuindo
com a mobilização dos recursos necessários para acelerar os esforços que resultem na proteção da nossa sociedade contra o COVID-19.”

Audiência OPAS

Um dia depois do Brasil ter ultrapassado a China em mortes por coronavírus, Padilha se reuniu nesta quarta-feira (29) com a Dra. Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil, onde reiterou seu compromisso de para colaborar com representantes do mundo na busca por medicamentos, vacinas e tratamentos para prevenção e tratamento do coronavírus. Na conversa, Dra. Socorro  informou que dará parecer positivo para o projeto de lei de autoria do Padilha sobre licenciamento compulsório, que trata de licença compulsória nos casos de emergência nacional decorrentes de declaração de emergência de saúde pública de importância nacional ou de importância internacional.