Nesta quarta – feira (4) o deputado Alexandre Padilha apresentou em comissão instaurada no Congresso Nacional destinada a acompanhar ações preventivas da Vigilância Sanitária e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus a realização de um seminário estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para promover o debate sobre formas de prevenção e enfrentamento da doença.

O Brasil conta com três casos confirmados, sendo ambos no estado de São Paulo, e 488 casos suspeitos de Coronavírus. Também foi aprovada moção de apoio ao Ministério da Saúde sobre mudança da classificação do Coronavírus para pandemia.

Com o objetivo de debater medidas de prevenção, conscientização e meios de evitar a disseminação da doença no estado e país, o seminário contará com a participação da sociedade, parlamentares, especialistas, trabalhadores da área da saúde e gestores. O pedido também convida as duas pesquisadoras que mapearam o genoma do Coronavírus em menos de 48 horas, Dra. Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP e a Dra. Jaqueline Goes de Jesus. Na oportunidade, as duas pesquisadoras serão homenageadas pelo importante trabalho para a ciência do país.

AUMENTO DE PREÇO DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS

Padilha também apresentou requerimento para intervenção do governo federal sobre o aumento do preço das caixas de máscaras cirúrgicas. Denúncias apontam que em novembro do ano passado o valor da comercialização era de cerca de R$ 5, agora passou para R$ 160. O pedido foi aprovado com exigência de intervenção com instrumentos regulatórios de interesse da Saúde Pública.

Veja o texto do requerimento sobre o seminário estadual na Alesp na íntegra clicando aqui