Padilha pede que Paulo Guedes explique motivos do fechamento de agências do INSS



 

O deputado Alexandre Padilha (PT) protocolou ao Ministro da Economia Paulo Guedes informações sobre os fechamentos de agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida anunciada prevê 50% de corte na estrutura administrativa e fechamento de 500 agências em 2020.

Com protestos agendados para esta semana, servidores do INSS vão parar suas atividades para reivindicar as ações do governo Bolsonaro no órgão e os serviços oferecidos para atendimento à população. Cerca de oito milhões de pessoas aguardam a concessão de aposentadorias, salários-maternidade e Benefícios de Prestação Continuada, segundo trabalhadores e trabalhadoras do INSS.

Essa fila de espera se deve ao aumento de aposentadoria de funcionários do INSS. Para solucionar o problema, o governo Bolsonaro decretou a possibilidade de contratação de sete mil militares para serem realocados as funções. Os funcionários do INSS são desfavoráveis a medida por avaliarem que os militares não estão aptos ao atendimento.

“Pedimos informações ao Ministro Paulo Guedes para saber qual estudo foi feito para a tomada de decisão do fechamento das agências, quais os critérios usados para a escolha das unidades fechadas, qual o impacto dessa decisão na economia dos municípios e no atendimento aos usuários”, esclarece Padilha.

Leia o requerimento na íntegra clicando aqui