Do PT na Câmara

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP)anunciou nesta quinta-feira (4), por meio de suas redes sociais, que o escritório de integridade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acatou uma representação de sua autoria contra professor da instituição, o atual ministro da Educação, Abraham Weintraub. No documento apresentado à instituição de ensino, Padilha questionou a publicação de um artigo científico idêntico em duas revistas diferentes, prática conhecida como autoplágio. “Não é adequada e contraria as boas práticas de pesquisa científica”, diz o relatório da Unifesp.

Padilha comentou o resultado. “Está de parabéns a Universidade de São Paulo, o seu escritório de integridade acadêmica porque ele analisou a questão, apontou que é uma conduta inadequada do atual ministro e determinou que ele (Weintraub) retire o artigo do currículo Lattes”, afirmou Padilha, ao se referir à plataforma que reúne informações de pesquisadores de todo o país, disponível virtualmente no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com o petista, a decisão revela o compromisso das universidades públicas com a lisura em todos os aspectos acadêmicos. Ao mesmo tempo, Padilha cobrou do ministro que cumpra a decisão da instituição. “Acho que o ministro imaginou que a universidade pública é uma balburdia, e a Unifesp provou que não é e exige a correção da conduta inadequada do seu professor, atual ministro da educação. Tire do seu Lattes, ministro, os trabalhos duplicados que escritório de integridade da Unifesp já recomendou para que o senhor o faça”, cobrou Alexandre Padilha.