Nesta quinta-feira (11) o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) participou do debate sobre a Reforma da Previdência com o deputado Fernando Monteiro (PP-PE) organizado pelo Movimento Política Viva e o aplicativo Poder do Voto, duas instituições apartidárias. 

Com a intenção de trazer visões distintas sobre a Reforma, o debate reuniu representantes de instituições e sociedade civil. 

“Sou totalmente contra essa Reforma da Previdência, ela não é Reforma, é destruição. Acho que precisamos ter mecanismos de idade mínima, mas o Brasil é desigual. Alguns setores, como trabalhadores rurais, não tem como provar o tempo de serviço, apesar de ter iniciado a trabalhar muito cedo. Não dá para comparar tempo de serviço em um país de desigualdades”, explanou Padilha. 

O deputado Fernando Monteiro afirmou que é contra a todas as medidas que irão prejudicar os trabalhadores da proposta e que acabar com a previdência solidária é extremamente prejudicial ao país. 

“Um coisa positiva dessa reforma é trazer os militares para a discussão da previdência. Nunca foi feito em outros governos, após redemocratização. O plano de Paulo Guedes para a previdência destrói o que foi estabelecido em 98.”

Respondendo às perguntas do público, foi abordado o clima da pauta no Congresso, Padilha afirmou que há muitas dificuldades e que só haverá espaço para o texto se entrar também a pauta da reforma tributária.

“Nós precisamos de uma reforma tributária e da previdência justas, que não retrocedam nos direitos conquistados do trabalhador brasileiro”.