A interação benéfica entre paciente e animal é reconhecida na recuperação de diversos estados clínicos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha e estimula métodos alternativos para o enfrentamento na hospitalização de pacientes, também com práticas humanizadas, como é o caso de animais no processo psicológico e terapêutico de pacientes. Há estabelecimentos que já permitem essa prática, municípios com lei sancionada, mas há necessidade de uma lei federal que garanta esse direito.

Pensando nesse estimulo benéfico e saudável, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei que permite a visita de animais de estimação a pacientes internados em hospitais públicos e privados em todo território nacional.

“Estudos reconhecem o beneficio da chamada Terapia Assistida por Animais no que se refere à melhoria da condição física, psicológica e emocional do paciente com a presença do seu animal de estimação. Não há nenhuma lei nacional que regule essa iniciativa, que pode significar também a redução dos custos do tratamento e ricos de infecções em decorrência de internações prolongadas”, explica Padilha.

O texto traz que as visitas são permitidas mediante apresentação de documento com a comprovação da vacinação em dia e laudo veterinário de boa condição de saúde do animal, além de boa higienização. Os hospitais deverão criar normas para a visitação e ela só poderá ser autorizada pelo médico responsável do paciente.

 

Confira texto do PL na íntegra: