Neste semana o ex-Ministro da Saúde, criador do Mais Médicos e candidato a deputado federal pelo PT-SP Alexandre Padilha esteve visitando Ribeirão Preto, conversou com lideranças de vários movimentos e concedeu entrevista exclusiva ao blog O Calçadão.

Fábio de Jesus, que tem liderado juntamente com seus parceiros de movimento na cidade uma luta incessante por direitos e por empoderamento da população LGBT, lembrou que foi Padilha, como Ministro da Saúde, que ajudou na elaboração da política nacional de prevenção de DSTs e AIDS e assinou a política nacional de saúde integral da população LGBT.

Fábio, além de lembrar a importância dessas políticas criadas nos governos Lula e Dilma, lamentou e destacou a gravidade do desmonte das mesmas pelo desgoverno golpista de Temer/PSDB e perguntou a Padilha o que ele pode fazer como deputado federal para resgatar essas políticas a ajudar na luta da população LGBT.

Padilha destacou que o seu compromisso como deputado tem a ver com a sua história de vida e atuação política. Lembrou que foi durante o seu ministério que foi garantido o registro do nome social nos cartões do SUS, dando dignidade às pessoas. “Como deputado federal, nós podemos atuar em duas frentes: primeiro resgatar o SUS revogando o (criminoso) congelamento de gastos públicos por 20 anos aprovado pelo atual Congresso. Sem isso, as políticas públicas de saúde, inclusive às destinadas à população LGBT, estarão travadas. Em segundo lugar reabrir o diálogo, porque a formulação e a execução de políticas públicas deve ter a população interessada tendo um papel protagonista. Vamos transformar em lei esses comitês de diálogo, para que a população LGBT não fique dependendo da vontade de governos. Os canais de diálogo devem ser permanentes”, afirmou.

Fábio de Jesus lembrou, ao final da conversa, que Alexandre Padilha, à frente do Ministério da Saúde, atuou para dar dignidade e respeito à população LGBT.

Ao longo dessa semana vai ao ar outros bate papos com lideranças de Ribeirão preto com Padilha e a entrevista exclusiva ao blog.

Reportagem Blog O Calçadão.

 

Link: https://goo.gl/yJWMzq